CONHEÇA MEU BLOG PAPO DE PROFESSOR...TE ESPERO LÁ!!!!
http:papodeprofessor.blogspot.com

Também estamos no Face book : "professores mediadores conectados" e " papo de professor"

domingo, 23 de janeiro de 2011

LEITURAS IMPORTANTES PARA PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO

NO ANO PASSADO FOI REALIZADO UM CURSO PRESENCIAL PARA PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO  EM SERRA NEGRA ,LÁ RECEBEMOS  VÁRIAS PUBLICAÇÕES PARA ESTUDO E CONSULTA(MATERIAL MUITO BOM NA MINHA OPINIÃO),CONSEGUI DESCOBRIR ALGUNS DELES EM PDF NA NET E COLOQUEI OS LINKS NA BARRA LATERAL PARA SOCIALIZAR COM OS DEMAIS PROFESSORES MEDIADORES E INTERESSADOS.
NO MOMENTO, ESTOU POSTANDO UM PEQUENO RESUMO DESTE MATERIAL E COLOCANDO OS LINKS DOS LUGARES CONSULTADOS ...ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO  COM OS PROJETOS DOS COLEGAS MEDIADORES...DESTAQUE ESPECIAL PARA O SITE  PRÓ-MENINO DA FUNDAÇÃO TELEFÔNICA  QUE É MUIIIITO BOM !

  Publicações ajudam professor a lidar com a violência infantil

SUGESTÃO DE LEITURA !Escola que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes - organizado por Vicente de Paula Faleiros e Eva Silveira Faleiros, esse material foi originalmente elaborado como instrumento didático de apoio aos participantes do Curso Formação de Educadores: subsídios para atuar no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. O primeiro capítulo traz uma retrospectiva histórica sobre os riscos e vulnerabilidades enfrentados por crianças e adolescentes, mostrando que a violência está enraizada em nosso cotidiano e muito mais próximas do que admitimos pensar. O segundo capítulo apresenta os diversos tipos de violência: estrutural, simbólica, institucional, negligência e abandono, física, psicológica, sexual e todas as suas derivações de abuso, exploração comercial, pornografia, turismo sexual, tráfico de seres humanos e trabalho infantil. O terceiro capítulo oferece elementos para reflexões sobre o trabalho de crianças e adolescentes no Brasil.

Clique aqui para ler a publicação na íntegra.


Proteger para Educar: a escola articulada com as redes de proteção de crianças e adolescentes -Organizado por Ricardo Henriques, Leandro Fialho e Adelaide Chamusca, este caderno da SECAD/MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, começa tratando dos antecedentes históricos, marcos legais e conceitos. Em seguida apresenta um diagnóstico do quadro de violência e propõe ações para integrar as escolas às redes de proteção integral.

Clique aqui para ler a publicação na íntegra.

Guia de Referência: 
Construindo uma cultura escolar de prevenção à violência sexual

Clique na imagem  para ler a publicação na íntegra.

Guia de Políticas Públicas de Juventude
Este foi entregue no encontro de Serra Negra

Clique na imagem  para ler a publicação na íntegra.


O Guia Grêmio em Forma
 O Guia Grêmio em Forma tem por objetivo facilitar e estimular a criação, o fortalecimento e a manutenção de Grêmios Estudantis, com base nos valores dos Direitos Humanos, da justiça social e da democracia.
Para além de seu conteúdo teórico, este material é a síntese da experiência de formação de Grêmios vivenciada a partir de 2000 pela equipe do Projeto Grêmio em Forma do Instituto Sou da Paz.
Clique na imagem  para ler a publicação na íntegra.


O Caderno Grêmio em Forma










O Caderno Grêmio em Forma se propõe a ser um guia, um facilitador, para a formação de Grêmios Estudantis. Seu objetivo é estimular a criação e a manutenção de Grêmios comprometidos com a construção de um dia-a-dia mais participativo, democrático, animado, saudável
e interessante para todos na escola. Por isso, aqui vocês encontrarão todas as informações necessárias para se criar um Grêmio.





EU TENHO ÉTICA!

Um comentário:

  1. Onde posso fazer um curso para mediador ?
    Já estou atuando como professor mediador, mas quero fazerum bom curso.
    Meu e-mail é : conai2006@hotmail.com

    Obrigada !

    ResponderExcluir