BULLYING ... AQUI NÃO!!! |
Problema: Percebemos que a principal causa de manifestações violentas na U.E tanto fisicas como verbais ocorrem motivadas por atitudes caracterizadas como Bullying |
|
Justificativa: |
É a escola e a sala de aula o espaço em que se dá o encontro de “diferenças”,portanto é o lugar ideal para o exercicio da tolerância,mas não é isso que ocorre,pois a escola se transformou em palco de uma realidade assustadora que manifesta todos tipos de agressões verbais e físicas caracterizadas como um fenômeno de violência mundial chamado “Bulliyng”. Apesar da popularização desta palavra de origem inglesa que significa “usar a superioridade física para intimidar alguém”,o fenômeno Buliiyng ainda precisa ser objeto de estudos e compromisso da sociedade na superação deste nas escolas brasileiras,pois atualmente esta sendo caracterizado como um problema de saúde pública. Durante a realização dos módulos anterios deste Curso e baseadas no conhecimento da escola ,buscamos durante o processo desenvolver um olhar mais observador nas relações sociais da escola tanto dos alunos quanto professores e demais profissionais ligados a este espaço escolar. Sendo assim, atentamos para os sinais de violência apresentados neste período, procurando intermediar situações ,neutralizar problemas de agressões e assessorar as vítimas. Mas percebemos que nossas ações ainda estavam insuficientes,por isso resolvemos que nosso projeto deveria contemplar esta problemática ,percebemo então que para isso é necessário conhecer o “Bulliyng”: sua origem,suas manifestações,suas causas e como prevenir. Alguns questionamentos surgiram: Por que razão as diferenças de cor de pele,idade,preferencia sexual,religião ou até sotaque são motivos de tanto estranhamento e agressão? Por que para muitos ,é dificil conviver com o diferente ? É do nosso conhecimento que não há receita pronta para resolver este problema, pois cada escola e cada período desta mesma escola tem características peculiares,mas, apesar disso acreditamos que é possivel fazer algo que venha contribuir para o enfraqueciemnto deste fenômeno em nossa U.E.,através de um projeto baseado na “Cultura da Paz” onde todos os envolvidos terão muitas oportunidades de descobrir que o diferente existe e é possivel conviver e aprender com estas diferenças,ou seja perceber que existe algo mais do que o seu reflexo no espelho. |
Público alvo: |
Alunos de Ensino Fundamental I Alunos de Ensino fundamental II (EJA) Alunos do Ensino Médio (EJA)
|
Objetivo geral: |
O projeto Bullying objetiva colaborar na melhor formação das crianças e dos adolescentes no exercício da tolerância as diferenças, sem perder o foco da reeducação dos demais envolvidos (pais , responsáveis e profissionais da educação envolvidos).
|
Reduzir significativamente ocorrência de violência e vandalismo na Unidade Escolar. Neutralizar o fenômeno “bullying”na U.E. através do conhecimento e da promoção de ações voltadas para o respeito e valorização das diferenças, promoção da cultura da paz e dos princípios universais do respeito à igualdade e à dignidade humana. atenção: para visualizar o projeto completo e sugestões de livros e filmes basta clicar em mais informações
|
|
Metodologia, estratégias de ação e recursos necessários: |
Criar condições favoráveis através do projeto para que os envolvidos sejam capazes de aprende com as diferenças,fortalecendo o exercício da tolerância que é capaz de superar o preconceitos e os conflitos que nascem no choques de idéias e valores através de uma metodologia investigativa e dialética. · levantamento teórico para o projeto (bibliografia) · Formular questionário de pesquisa entre alunos,professores e comunidade · Identificar espaços e momentos que ocorrem manifestação de violência na U.E. · Análisar nosso espaço,ocorrências e como será possivel algumas intervencões a curto,médio e longo prazo. · Sensiblização dos envolvidos (alunos,professores,comunidade,etc) · Possibilitar o conhecimento deste fenômeno através da teoria e da bibliografia pesquisada. · Fazer uso dos recursos abaixo para sensibilização ,contextualização,reflexão e promoção de debates sobre o tema · Recolher sugestões para implementação de enfrentamento do problema,criando uma campanha de combate ao bullying com a participação de todos os envolvidos. 3ª ETAPA · Dentro da legislação pertinente criar mecanismos de atendimento,apoio e mediação dos conflitos na escola no combate ao bullying. · Com base na pesquisa,observação e recolhimento de sugestões dos envolvidos,propor normas de convivência na escola aos orgãos colegiados e democráticos como Conselho de Escola,Grêmio Estudantil, e APM e socilitar se necessário revisão e mudanças no Palno Politico Pedagógico da Escola,baseadas na Legislação Pertinente como LDB e ECA. - Apresentar o resultado dos momentos de reflexão através de cartazes,apresentações de teatro,musicas,coreografia e mídias digitais produzidas pelos envolvidos:alunos,pais ,professores e comunidade na semana de formatura do PROERD.
Levantamos uma bibliografia de livros e titulos de filmes existente na escola ou possivel de acesso através de empréstimos,que atendesse as várias faixas etárias dos alunos da U.E. Bibliografia para consulta de professores e outros profissionais da educação: Livro: “Violência na Escola – um Guia para Pais e Professores” Caren Ruotti, Renato Alves e Viviane de Oliveira Bibliografia para trabalhar com alunos: Livro: A primavera da Lagarta autor Ruth Rocha Ed. Melhoramentos Livro : Bullying Vamos mudar de atitude! Jefferson Galdino Ed.Nova américa Outros Livros infantis: Menina Bonita do Laço de Fita,o Menino Nito,Frederico,Etc Videos e power point disponíveis na YOUTUBE: Titulos : - Bullying- trabalho escolar animação com massinha Uma história sobre Bullying Bullying e o mal que causa Una historia sobre Bullying |
|
| | |
1) Sensibilização (professores e alunos) 2) Reflexão (uso dos recursos pedagógicos propostos) 3) Campanha contra a violência( Exposição de atividades desenvolvidas durante as reflexões propostas | 2 a 4 meses: reflexão e implementação da campanha anti bullying finalização com exposição de atividades. | Ana Lucia Nicoletti Moreno Maria do Socorro Souza da Silva |
Indicadores de progresso: |
Avaliações do progresso do projeto quinzenalmente através de reuniões com o grupo de responsáveis envolvidos nos HTPCS e quando necessário. Redução nos indices de violência da escola. |
Indicadores de resultado: Este projeto envolve mudanças de atitudes,estaremos considerando relatos de professores,inspetores de alunos,alunos e outros envolvidos. A observação de momentos coletivos dos grupos como horário de intervalo (recreio). |
Diminuição de ocorrências registradas e denunciadas. |
|
Dificuldades:Este projeto envolve mudanças de atitudes,revisão de conceitos e valores,portanto é reflexivo , demorado e precisa fazer parte da rotina da escola como ações atitudinais e não apenas conceituais,pois de nada valerá falar sobre a não violência cntre alunos , se ainda existem situações que embora isoladas continuam impregnadas entre alguns profissionais em educação que usam de “intimidação “verbais contra seus alunos. Riscos: Em relação aos alunos e comunidade, percebemos que algumas pessoas tem dificuldade de mudanças de atitudes e valores e passam a reagir de forma inesperada e até violenta quando são questionados sobre suas atitudes, isso causa uma “barreira”no relacionamento destas com o ambiente escolar e até pessoas envolvidas na implementação do projeto o que pode dificultar o avanço deste na U.E. Em relação aos professores o maior problema é envolve-los de maneira “ativa” no projeto,aceitar e permitir o projeto em sua sala de aula não é o suficiente e infelizmente existem alguns que também são muito resistêntes à mudanças de atutudes e valores,ou não acreditam que o Projeto de Professor Mediador Comunitario dará certo na rede Estadual ou permancerá após as eleições.. |
|
| | |
Observação do fenômeno Bulliyn na U.E. Intermediação e mediação de problemas relacionados ao fenômeno Bulliyng e a manifestação da violência na escola. Atendimento aos alunos,pais e professores. Esclarecimento sobre o papel do professor mediador na U.E. | Além da observação do fenômeno Bulliyng na U.E.,mediação de conflitos e atendimento às vítimas da violência tomamos algumas iniciativas preventivas do tipo: aumentar a supervisão na hora do recreio e intervalo;recreio dirigido para fundamental, a nas salas de aula para falar sobre conflitos no espaço escolar como menosprezo, apelidos, ou rejeição de alunos por qualquer que seja o motivo. | Dentro do possível e dimensionado no projeto estaremos promovendo a sensibilização e reflexão sobre o assunto através de textos,filmes e outros recursos. Incentivos à pratica de esporte,dança e música em grupo para o fundamental II Nossa intenção é promover a implementação do debates sobre as várias formas de violência, respeito mútuo e a afetividade tendo como foco as relações humanas e a Cultura para Paz”. |
|
Será realizada no término do projeto que se dará no mês de novembro e inicio de dezembro através da observação da escola como um todo,ou seja se ocorreram mudanças expressivas na redução da violência nas suas mais variadas manifestações no ambiente escolar e se a cultura da paz passou a fazer parte da rotina da escola com ações atitudinais e não apenas conceituais. |
|
Maria parabéns pelo site e pelo seu trabalho. Ultimamente estou pesquisando muito este tema. Gostei muito do seu projeto. Sou estudante de pedagogia e desejo também desenvolver um projeto sobre bullying para conscientizar nossas crianças, adolescentes e jovens nas escolas. Já estou seguindo teu blog! Ah, no meu blog tenho postando alguns videos sobre esse tema.É muito importante que todos façam a sua parte, seja divulgando em blogs e sites, televisão... Infelizmente, a escola que é o lugar que se deveria divulgar e conscientizar mais os estudantes a respeito das consequências do bullying, em sua maioria, não faz a sua parte. Bjs
ResponderExcluirbullying e coisa seria diga nao ao bullying
ResponderExcluirPrezados, sou coordenadora de treinamentos da organização Parceiros Brasil - Centro de Processos Colaborativos. Nós desenvolvemos um projeto de mediação escolar em áreas conflagradas do Rio de Janeiro. No dia 1 e 2 de março promoveremos um curso sobre Mediação Escolar como técnica de prevenção da violência com a especialista americana no assunto, Gail Sadalla, que traz experiência relevantes de várias partes do mundo. Sendo assim, como temos áreas afins, estou divulgando caso tenham interesse. O curso tem valores diferenciados para professores e para o público aberto é R$800,00. Para maiores detalhes podem me enviar um e-mail: diana.currie@parceirosbrasil.org
ResponderExcluirAtt
Diana
gostaria de saber sobre o seu trabalho Diana, sou mediadora no interior de sp,Bento de Abreu neuzamarini@yahoo.com.br
Excluirparabéns professores pelo esforço.pena que tudo fique no papel.nem professores temos mais.estao abandonando a profissao
ResponderExcluir