CONHEÇA MEU BLOG PAPO DE PROFESSOR...TE ESPERO LÁ!!!!
http:papodeprofessor.blogspot.com

Também estamos no Face book : "professores mediadores conectados" e " papo de professor"

domingo, 19 de dezembro de 2010

MUITOS FAMOSOS FORAM VÍTIMAS DE BULLYING...E ESTÃO USANDO A INTERNET NA LUTA CONTRA O BULLYING

Achei muito importante a divulgação de experiências de famosos que sofreram bullying...e muitos estão engajados em campanhas...veja a reportagem abaixo:


Mas a web também serve para propagar a luta contra o

bullying.


E não foi só Groisman que abraçou a causa.

Outras estrelas nacionais e internacionais levatam a bandeira branca, como Justin Bieber, cantor teen que ganhou fama meteórica. 





O jovem canadense confessou que já foi vítima da agressão e estampou a campanha "It Gets Better": "Não é legal ser um valentão. Diga às pessoas se você ver alguém sofrendo bullying", pediu.






Christina Aguilera foi outra que discursou para encorajar as vítimas: "Para quem se sente como um estranho, eu quero dizer o seguinte: não deixem que os preconceituosos ganhem. Sejam vocês mesmos e não deixem as palavras os derrubarem. Fiquem bem hoje. Com a sua ajuda, nós podemos fazer isso".




O Famosidades conversou com famosos que confessaram serem alvos de agressão e hoje, sem medo de colocar a boca no trombone, querem o fim da humilhação. 
A reportagem também encontrou histórias de nomes de peso, como Madonna, que revelou para a "Vanity Fair", em 2008, que seu jeito descolado incomodava as pessoas na sua adolescência.








“Eu não era hippie ou fã dos Rolling Stones, então me tornei esquisita por conta disso. Se você fosse diferente, os alunos eram bem perversos. As pessoas faziam questão de serem muito maldosas comigo”,contou a diva à revista. 






Assim como Madonna, o jogador David Beckham também faz parte da campanha internacional intitulada “Beat Bullying”.


Ele acredita que o abuso é algo que todos temos responsabilidade de erradicar e combater.
Beckham, quando jovem, disse que era tido como um estranho no ninho, pois enquanto seus colegas pensavam em diversão e namoradas, ele focava-se somente em jogar futebol. E, com isso,acabava recusando sair para noitadas e não bebia, fazendo com que os agressores o chamassem de “mulherzinha”.








Em 2008, a cantora Lady Gaga revelou em entrevista à operadora de TV à cabo inglesa “Virgin Media” que sofreu bullying durante sua infância em uma escola particular de Nova York. 








Sempre excêntrica, ela frequentou a mesma escola que a "patricinha-mor" Paris Hilton, no Upper East Side, em Manhatan, e admitiu que já foi motivo de gozação por conta de seu estilo, digamos assim, único. “Frequentei uma escola cheia de criancinhas mimadas. Eles tiravam sarro de mim, da maneira como eu me vestia e falava. Até mesmo na escola de artes as pessoas me alfinetavam, mas isso era porque eu não estava interessada em ser um 'robozinho' como eles", retrucou.










Por aqui, a consagrada atriz Glória Pires confessou ao jornal "O Dia " que também passou por coisa parecida. Emocionada, ela relembrou que aquela foi a pior fase da sua vida.


A atriz, que se prepara para voltar à TV como Norma na novela das 21 horas, “Insensato Coração”, de Gilberto Braga, acredita que o bullying é resultado de problemas pessoais que a escola desconhece e que os pais não assumem. Para ela, talvez uma das saídas seja unir pais e escola, se possível, forcecendo apoio psicológico para toda a família.








Recentemente, a modelo Bárbara Evans, filha de Monique Evans, participante de “A Fazenda 3”, também foi vítima de ofensas e agressões verbais na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, onde estudava Nutrição. Monique falou com o Famosidades sobre o caso em que o nome da filha apareceu escrito ao lado de diversos xingamentos anônimos no muro da garagem da instituição. As paredes da instituição também foram pichadas com frases obscenas sobre Bárbara e a mãe.
“Antigamente, ninguém chamava isso de bullying. Mas eu sempre sofri com isso, sabe... Na escola eu era a ‘vara pau’, a magrela, pois sempre fui muito alta e magra.Lembro que eu dizia para minha mãe que preferia ser baixa e gordinha para não ter que passar por aquilo. Eu tenho um pouco de medo de gente, da maldade que elas podem fazer. E minha filha sofreu muito com isso também agora, em pleno século 21, imagina. O que escreveram sobre ela no muro da faculdade foi muito triste. Parece que o brasileiro não gosta de ver ninguém se dando bem, gostam de ver acidentes, de ver a pessoa se dando mal. Entrego tudo nas mãos de Deus, é isso”, desabafou.
A apresentadora ficou indignada com a forma como expuseram e ridicularizaram sua filha na faculdade e está disposta a não deixar passar batido.
“Ela teve que mudar de faculdade por causa disso. Fomos para a delegacia, na ocasião, prestar queixa. Foi aberto um inquérito, mas não descobriram nada até agora. Ela fazia Nutrição na antiga instituição e agora faz Odontologia na outra. Acho que, por ela ser minha filha, isso agravou ainda mais. Desde nova ela sempre foi perseguida, sempre passou perrengue com as amiguinhas da escola, tinha sempre um grupinho que queria bater na Bárbara. Eu já até estou acostumada com isso. Sempre passaram de carro pela rua onde moro aqui em São Paulo e gritavam nomes feios e pejorativos para mim, e agora também fazem isso para minha filha. Ou seja, a gente nunca tem paz por completo”confidenciou.
Outras atrizes famosas também foram vítimas de bullying e contaram seus casos para oFamosidades. Com esta "confissão", elas fazem, direta ou indiretamente, com que as vítimas não se calem e lutem para acabar com este tipo de abuso psicológico. Confira abaixo o desabafo do que cada uma delas sofreu na pele:





Grazi Massafera, atriz - “As meninas da escola onde eu estudava lá em Jacarezinho viviam me chamando de Olívia Palito, porque eu era muito magricela. Isso me chateava, é claro. Os apelidos maldosos eram muitos, não paravam por aí. Me chamavam de lumbriga também. Lembro que eu chorava tanto, me sentia diminuída perante elas. Eu cheguei a usar três calças jeans para parecer mais ‘encorpadinha’ [risos]. Eu, aliás, fui uma das últimas das meninas da turma a ter peitinho. Então, era o alvo das meninas para todos os tipos de implicâncias nesse sentido. Eu nem sabia que, naquela época, isso já seria bullying.”






Fabiana Karla, atriz -  "Criança é bem cruel às vezes, não é? Quando pequena, em Recife, todos na escola me chamavam de todos aqueles apelidos já previsíveis que dão aos gordinhos. Eu já estava até acostumada e ficava magoada, é claro. Mas como eu sempre fui muito bem humorada, eu tantava levar tudo na brincadeira e fazia piada de mim mesma. Então, os colegas acabavam parando de implicar comigo. As pessoas viam que não me atingiam, que eu não ligava mesmo. Eu sempre me dava bem com a galera do fundão da classe. Me lembro que eu tocava na banda da escola e também fazia aulas de basquete, ou seja, era bem enturmada".
"Mas não é o mesmo que vinha acontecendo com minha filha Laura, de 12 anos, que sofreu bullying na escola. Ela também é gordinha. E, com isso, ela chegou a ponto de não querer mais estudar. Aí eu tive de intervir. Entrei no perfil de um site de relacionamento que ela usa e fiquei abismada com tudo que vi lá escrito por um menino da sala dela. Mas a Laura tem uma base familiar bem legal que a deixa segura. Levei o caso para a diretoria da escola com o objetivo que isso não prejudicasse o desenvolvimento cognitivo e auto-estima dela, o que acabou servindo de alerta também para própria escola."
Babi Xavier, atriz - “Já lidei com bullying quando, com uns nove anos, eu morava em um prédio com mais de 70 apartamentos, em Niterói. Éramos um grupo de oito meninas, fora os meninos, e eu era uma das mais novas. Lidava com meninas de 12, 13 anos, na fase de nossas auto-afirmações. Lembro-me de uma menina que me usava para entrar no clube onde eu era sócia, na época. Ela ficava toda ‘gente boa’ comigo por uns dias, pedia para ir comigo e, depois de passar na catraca, falava pra eu esquecê-la, que eu era uma boba  e sumia! Quando queria ir de novo pegar sol, ficava toda amiguinha novamente... Mas um dia quase me afogou na piscina grande, que não dava pé para mim, com suas brincadeiras idiotas de mostrar ‘quem é que mandava’. Engoli muita água nesse dia e nunca me esqueci da sensação de não conseguir me livrar por aqueles instantes."
"Essa mesma menina liderava as outras na hora das maldades, das ‘lições de moral’ na cara, foras com dedo em riste, humilhações do tipo ‘você é burra, é metida, é fraca, é filhinha da mamãe’... Até de ‘riquinha’ eu era chamada naquele prédio de classe média-baixa e isso porque a minha mãe era caprichosa e nossa casa estava sempre limpa e arrumadinha. Cascudos, tapas nos braços, nas costas, empurrões, gritos na cara, palavrões... Tudo isso acontecia se eu quisesse me juntar a elas e participar dos jogos ou se eu chamasse a atenção de algum menino que fosse do interesse delas. Curioso é que eu nunca contei isso para os meus pais. A gente acha que o que está acontecendo é por culpa da gente não saber se comportar no grupo. Ficamos tentando o tempo todo acertar e agradar para não sofrer mais o bullying e isso só nos faz crescer uma insegurança imensa por dentro. Quem maltrata não se lembra, já quem é maltratado..."
"Dias desses, eu encontrei com uma delas em um shopping aqui no Rio. Ela me viu, veio falar comigo como se fossemos amigas íntimas, de infância e, novamente, logo me veio aquela sensação de perigo e desconforto, de mal estar mesmo. Foi horrível! É impressionante como ela não tem noção do que me causa, ainda hoje, com aquelas lembranças ruins da infância. Eu tinha medo dela, essa era a verdade. Pouquíssimas vezes eu reagia, mas minha argumentação vinha sempre bem depois e em voz baixa, afinal, ficar calada e subir para o meu quarto acabava com o problema mais rápido. Era só tentar esquecer.
Eu jamais pratiquei o bullying contra alguém. É uma questão de índole, de caráter, de exemplo em casa. Se me desentendesse com alguém no colégio, por exemplo, chamava a pessoa no canto e resolvia na conversa.”
Fonte:

4 comentários:

  1. Eu sofi tbm muitos bullys esse ano que estava na sexta serie.
    faz fiquei sem ir na aula muitas semanas e voltei.
    eu acho que qm faz bully é muito perdedor pq vc viu demi lovato madonna taylor swift foram vitimas e olha agora são famosas e lindas,e os que fiseram o bullyng devem estar no sofá olhando na tv e ouvindo musica das pessoas que ele zonbo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade,Os que fiseram o bullying devem estar no sofá olhando na tv e ouvindo música das pessoas que ele ou eles zombo.

    Comigo também ja aconteceu, ja me chamaram de magra e cavera.

    ResponderExcluir
  3. É verdade,Os que fiseram o bullying devem estar no sofá olhando na tv e ouvindo música das pessoas que ele ou eles zombo.

    Comigo também ja aconteceu, ja me chamaram de magra e cavera.

    ResponderExcluir
  4. Eu também me defendo, mas depois eu entrego tudo a Deus a vida da a resposta !!!

    ResponderExcluir