CONHEÇA MEU BLOG PAPO DE PROFESSOR...TE ESPERO LÁ!!!!
http:papodeprofessor.blogspot.com

Também estamos no Face book : "professores mediadores conectados" e " papo de professor"

domingo, 28 de novembro de 2010

ESCRITORES DA LIBERDADE...

CARO COLEGA PROFESSOR MEDIADOR:

SEMPRE ME EMOCIONEI MUITO QUANDO VIA O FILME "AO MESTRE COM CARINHO" COM O ATOR SIDNEI POTTIER...E DIZIA PARA MIM MESMA...
"QUERO SER UMA PROFESSORA QUE FAZ A DIFERENÇA!"...
DEI AULAS MUITOS ANOS NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO E TENTEI FAZER A DIFERENÇA POR ONDE PASSEI.
MUDEI MINHA SEDE DE TRABALHO PARA SANTO ANDRÉ E CONTINUEI TENTANDO FAZER A DIFERENÇA,POIS SEMPRE ACREDITEI QUE É POSSIVEL MUDAR O RUMO DA HISTÓRIA DE MUITOS ADOLESCENTES E MUITAS CRIANÇAS COM  ATITUDES,ENCORAJAMENTO E DIÁLOGO.
JÁ FAZ ALGUNS ANOS QUE  VI UM FILME QUE "MEXEU" COM MEUS SENTIMENTOS EM RELAÇÃO A ESCOLA QUE SEMPRE ACHEI POSSÍVEL CONTRIBUIR PRA CONSTRUIR...NESTE FILME ALGUMAS ATITUDES DE UMA PROFESSORA FEZ A DIFERENÇA NA VIDA DE MUITOS ALUNOS E DEU ORIGEM A UMA FUNDAÇÃO  CHAMADA DE "ESCRITORES DA LIBERDADE"...PROCUREI CONTATO COM ESTA FUNDAÇÃO VIA INTERNET E APÓS VÁRIAS TENTATIVAS FINALMENTE CONSEGUI O CONTATO...CONHECI O TRABALHO DA PROFESSORA ERIN  GRUWELL E SEUS EX ALUNOS QUE AINDA ESTÃO ENVOLVIDOS NA FUNDAÇÃO...O FILME  "EXPLOROU  UM POUCO O SENTIMENTALISMO" QUANDO MOSTRA QUE ELA TINHA TRES EMPREGOS PARA AJUDAR SEUS ALUNOS...NA REALIDADE ERA PARA CONCLUIR  SEU PROJETO DE DOUTORADO...MAS TAMBÉM MOSTROU OUTRAS AÇÕES DE ERIN  GRUWELL QUE FORAM VERDADEIRAS E FIZERAM A DIFERENÇA ...AÇÕES POSSIVEIS...SEM FANTASIAS ...TANTO QUE A FUNDAÇÃO "ESCRITORES DA LIBERDADE "ESTÁ AI...FAZENDO A DIFERENÇA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES COMPROMETIDOS COM  UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA QUE BUSCA FORMAR CIDADÃOS SUJEITOS DE SUA HISTÓRIA.
VALE A PENA VER O FILME É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO...CHAMA-SE "ESCRITORES DA LIBERDADE"

NESTA SEMANA RECEBI MAIS UMA EMAIL DESTE GRUPO E TRANSCREVI AQUI:


Cara Maria do Socorro 
Com o "Thanksgiving" (é uma campanha de doação nos EUA) se aproximando rapidamente, quero aproveitar este momento para dar graças.
Num momento em que temos vindo a ouvir sobre o assédio moral e, muitas vezes, suicídios de adolescentes por causa da intolerância, acho esperança naqueles que estão lá fora, fazendo a diferença na vida dos jovens que se sentem isolados e desesperados.
Sou grata aos professores que fazem a diferença, e estou grata pelo apoio como o seu.
Nos últimos quatro anos, tive o privilégio de treinar mais de 200 professores através do Freedom Writers Institute.
 As histórias de sucesso temos de ouvir mais tarde, muitas vezes nos deixam impressionados e confirmar que o método de Escritores da Liberdade e as estratégias podem ter impacto na vida dos alunos e dos educadores.
Sou muito grata a ler cartas como a Freedom Writer professor Cedric Cooper abaixo.
Ele é o exemplo perfeito do que incorporar a tolerância e a inclusão pode fazer para criar uma mudança positiva na vida de seus alunos, especialmente uma em particular.
Juntos, podemos fazer a diferença.
[...] você pode ajudar muito[...] a transformar os alunos que necessitam de um positivo, ambiente seguro. 

A Esperança!



Meu nome é Cedric Cooper, e atualmente ensina em Omaha, Nebraska. 
Eu tive a oportunidade de assistir a Freedom Writers Institute no verão passado. Eu só comecei um trabalho novo com Avenida Bolsistas da Fundação e foi encorajado a se candidatar a este workshop. 
Quando eu recebi a minha carta de aceitação, eu não podia acreditar que eu estava indo para Long Beach, Califórnia, por tal experiência. 
Eu tinha ouvido falar muitas coisas sobre os Escritores da Liberdade e Erin Gruwell e como ela mudou muitas vidas com suas idéias originais.
Eu tinha visto o filme e percebi que isso poderia realmente ajudar-me para melhor ajudar os meus alunos em muitos aspectos de suas vidas. 
Eu tinha muitas idéias de como trabalhar com meus alunos do ensino médio, mas eu precisava de ver o ensino a partir de uma perspectiva diferente.
Eu estava precisando urgentemente de aulas ou formas de envolver os meus alunos que estavam fora das idéias-the-box.
Vamos enfrentá-lo, é uma tarefa difícil trabalhar com crianças que parecem não ter apoio, esperança ou de habilidades sociais, e que vivem em bairros pobres.
Além disso, vários dos meus alunos estão sendo intimidado na escola simplesmente por causa de suas diferenças, se é por causa da raça ou orientação sexual.
Quando voltei para casa de Long Beach, eu percebi que tenho muito mais do que eu esperava. Fui treinado para manter contato com meus alunos, promover um ambiente inclusivo, seguro, e motivar meus alunos. 
O impacto da Freedom Writers Institute realmente me ajudou a salvar a vida de um dos meus alunos, que acabei de conhecer. 
Ele estava sendo maltratado por ser gay e tentou tirar sua própria vida. Os métodos que eu aprendi com o workshop permitiu-me construir essa relação imediata com meu aluno.
Eu estava ensinando a aceitação, tolerância e esperança na minha classe, todos os quais eu aprendi na oficina. Isso permitiu-me para ajudá-lo porque se sentia aceito na minha classe, independentemente da sua orientação sexual, na sua essência, ele confiava em mim. 
Se eu não tivesse ido para a oficina, eu não teria feito essa conexão com ele tão rapidamente. Este jovem estudante apenas recebeu uma segunda chance na vida.
É por isso que é importante apoiar a Fundação Escritores da Liberdade. [...]
A missão da Fundação é proporcionar aos educadores com os métodos de transformação para participar, esclarecer e capacitar os alunos em risco para alcançar seu pleno potencial.
 Eu vivo e respiro esta missão e acredito que Erin Gruwell e da Fundação deve treinar todos os professores nos Estados Unidos. 
Eu experimentei em primeira mão os efeitos que esta formação tem tido sobre os meus alunos. Agora eles estão totalmente engajados na escola e aprenderam a respeitar os outros como a si mesmos. 
Mas, mais importante de tudo, eles têm que me foi ensinado a ensinar: Esperança!
Atenciosamente,
Cedric Cooper
 Professor  Escritor da Liberdade

Fundação Escritores da Liberdade 

A Fundação Escritores da Liberdade age de diversas formas. 
Uma delas, chamada de “Speaking Engagements” consiste em Erin Gruwell e os Escritores da Liberdade oferecer grupos de estudo em alojamentos de juvenis para professores a líderes de negócio.
Outro trabalho é o Instituto Escritores da Liberdade, onde professores são treinados a usar o método adotado pelos mesmos em um seminário de cinco dias de duração, dado por Gruwell, que conta com o suporte dos originais Escritores da Liberdade.
Há também o Programa de Bolsa de Estudos, que fornece suporte acadêmico e financeiro para os estudantes que possuem instabilidade financeira e familiar; estudantes que são os primeiros de suas famílias a se formar no colégio e freqüentar uma faculdade; estudantes que têm o inglês como segunda língua; estudantes que possuem dificuldade de aprendizado; estudantes que estão em risco de largar o colégio.



Sinopse do filme
Hilary Swank, duaz vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. 
Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes.
Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. 
Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário