CONHEÇA MEU BLOG PAPO DE PROFESSOR...TE ESPERO LÁ!!!!
http:papodeprofessor.blogspot.com

Também estamos no Face book : "professores mediadores conectados" e " papo de professor"

domingo, 1 de fevereiro de 2015

História mostra o poder transformador do professor na vida dos estudantes

Por Vicente Carvalho | 


Olá RPAs! Recebemos um e-mail da Thalita Gelenske Cunha, e resolvemos reproduzi-lo na íntegra, leiam:
“Olá,
Queria muito compartilhar uma história com vocês, pois ela retrata exatamente o ser humano incrível que meu pai é.
Sabe aquela pessoa fofa, em todo o sentido da palavra? Pois é. Meu pai é assim, uma pessoa verdadeiramente fofa. Além de ter uma história de vida muito bonita (com base no amor e diversos momentos de superação, como ter casado com minha mãe aos 18 anos e estar junto até hoje), ele sempre teve atitudes fora da caixa e de extrema sensibilidade.
(…)
Esses dias, ele compartilhou com a gente uma mensagem fofa que ele recebeu de uma aluna, comentando sobre uma história que eles viveram no passado. Diante de uma determinada situação, ele reagiu com extremo respeito, gentileza… e de forma muito humana.”
A história é a seguinte:
Certo dia, muito desgastante, uma mensagem carinhosa que uma ex-aluna me enviou,  renovou minhas forças para segui-lo até o final. Tratava-se da foto de um bilhete que coloquei numa folha de prova em branco, devido a uma situação de ʺcolaʺ em uma avaliação.
Foi mais ou menos assim: quando identifiquei a situação, discretamente recolhi a ʺcolaʺ e orientei a aluna a continuar a realizar a sua prova. Devido ao nervosismo a mesma entregou a prova em branco.  Pedi que ela não deixasse de vir na próxima aula. 
Apesar do constrangimento, ela compareceu. Conduzi minha aula normalmente. Comentei todas as questões da prova, esclarecendo dúvidas e revisando a correção de algumas questões, aproveitando para rever conteúdo e trabalhar os itens com maior percentual de erros.
Na entrega das provas, sempre tive o hábito de colocar breves mensagens de estímulo aos alunos. Na prova desta aluna, coloquei uma mensagem provocando uma  reflexão sobre seu potencial e a necessidade de utilizar aquele tipo de recurso, destacando que acreditava que ela seria capaz de reverter aquele quadro. Resultado: sua postura em minhas aulas mudou radicalmente. 
Posteriormente, o coordenador me comentou que ela estava se dedicando da mesma  forma a outras disciplinas do curso. Em sua formatura, para minha surpresa, ela me procurou e me apresentou a alguns familiares (mãe, irmão e namorado) relembrando aquela situação e me agradecendo pela forma como conduzi o caso. Ainda complementou, informando que estava atuando naquela área específica. 
Conclusão: O que poderia representar algo negativo se transformou numa recordação  de algo especial! Hoje, num dia ʺpesadoʺ ela me enviou a foto daquela mensagem comentando que havia localizado junto às coisas da época da faculdade que guardava com carinho.
Valeu a pena! 
Creio que este seja um belo exemplo do nosso poder de Educar para Transformar.

fonte:http://razoesparaacreditar.com/aprender/historia-mostra-o-poder-transformador-do-professor-na-vida-dos-estudantes/

Um comentário:

  1. Admiro o papel do profesor mediador nas escolas, mas nesse ano ouvi que essa pasta será extinguida pela SEESP, essa informação procede

    ResponderExcluir