Nos último anos o mês de março é motivo de grande stress ,deixando os professores à beira de um ataque de nervos.
O Bônus é uma das principais causas de stress entre profissionais da educação.
As promessas de mudanças não aconteceram... o bônus continua sem transparência de critérios apesar de existir muitas resoluções e decretos que deveriam regulamentar o processo de bonificação por resultados, na prática a coisa continua muito confusa .
O Bônus é uma das principais causas de stress entre profissionais da educação.
Desde sua instituição o bônus não trouxe nenhum benefício para a educação paulista, nem para o professor e muito menos para o aluno, isso porque tem o incrível poder de condenar escolas ,profissionais da educação e alunos ao fracasso e consequentemente ao abandono e isso leva todos os envolvidos a um profundo desânimo.
As promessas de mudanças não aconteceram... o bônus continua sem transparência de critérios apesar de existir muitas resoluções e decretos que deveriam regulamentar o processo de bonificação por resultados, na prática a coisa continua muito confusa .
É revoltante ler os jornais ou assistir os telejornais neste período, pois até parece que os professores reclamam de barriga cheia. A comunidade não entende essa “bagunça” de atingir metas,é confundida pela mídia do governo e acredita que neste período todos professores recebem uma fortuna . As escolas que não atingem o índice são condenadas e os professores culpados pelo fracasso ,
isso só aumenta ainda mais o abismo entre a família e a escola.
Os professores ficam cada vez mais desmotivados e muitos terminam abandonando a carreira.
Quem quer participar ou trabalhar em uma escola que é caracterizada como “fracassada”?
A divulgação do IDESP é uma novela estilo dramalhão mexicano ,os professores ficam a desesperados para saber se ganharam ou não na “loteria do bônus” e a ansiedade fica ainda maior com a situação do link que entra e sai do ar,parece que fazem isso de propósito só para confundir ainda mais a categoria.
Enquanto professores estão se digladiando nas escolas e nos comentários das postagens deste blog a SEE está sempre procurando uma "brechinha" para manipular a interpretação dos resultados e divulgar somente “melhoras” nos resultados do Saresp.
Cadê as mudanças no bônus que forma anunciadas ?
A confusão sobre os critérios do bônus é tanta que relacionei aqui a legislação pertinente sobre o assunto ,pois é muito difícil entender esse verdadeiro “samba do crioulo doido” : Lei Complementar Nº 1.078/2008 Institui Bonificação por Resultados,
Decreto N° 54.174/2009 Bonificação a servidores afastados com fundamento na Lei Complementar N° 343/1984, e para o Programa de Ação de Parceria Educacional Estado-Município Resolução Conjunta CC/SF/SEP/SGP Nº 01/2009
definição dos indicadores globais da SEE e seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 22/2009 definição dos indicadores específicos da SEE, para fins de pagamento da Bonificação por Resultados , Resolução SE Nº 23/2009
Estabelece normas relativas à Bonificação por Resultados, Resolução Conjunta CC/SF/SEP/SGP Nº 01/2009 definição dos indicadores globais da SEE seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 25/2009 o valor de índice de cumprimento de metas, seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 26/2009 fixação das metas para os indicadores específicos das unidades escolares da SEE, para fins de pagamento da Bonificação por Resultados/2009, Decreto Nº 55.545/2010 fixação de percentual para fins de pagamento da Bonificação por Resultados / 2009, Resolução SE Nº 20/2011 Estabelece normas relativas à Bonificação por Resultados.
Estabelece normas relativas à Bonificação por Resultados, Resolução Conjunta CC/SF/SEP/SGP Nº 01/2009 definição dos indicadores globais da SEE seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 25/2009 o valor de índice de cumprimento de metas, seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 26/2009 fixação das metas para os indicadores específicos das unidades escolares da SEE, para fins de pagamento da Bonificação por Resultados/2009, Decreto Nº 55.545/2010 fixação de percentual para fins de pagamento da Bonificação por Resultados / 2009, Resolução SE Nº 20/2011 Estabelece normas relativas à Bonificação por Resultados.
Diante de tudo isso fica aqui algumas perguntas :
Será que o bônus deveria ser algo assim tão importante para os profissionais da educação?
Por que nos acostumamos com as migalhas da SEE e não lutamos por um salário justo? Condições dignas de trabalho? Um plano de carreira que defina que tipo de meritocracia queremos?
O que queremos é dignidade ou esse tipo de recompensa injusta ?
O que estão fazendo com a nossa categoria profissional?
Até quando vamos nos iludir com este engodo da SEE
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