CONHEÇA MEU BLOG PAPO DE PROFESSOR...TE ESPERO LÁ!!!!
http:papodeprofessor.blogspot.com

Também estamos no Face book : "professores mediadores conectados" e " papo de professor"

sexta-feira, 2 de março de 2012


VEJA ESSA: 
O BULLYNG E A CUMPLICIDADE DOS PAIS

A revista Veja na edição 2258, de 29/2, entrevistou Rosalind Wiseman,escritora americana especialista em bullying que afirma que crianças e adolescentes que agridem e humilham colegas são acobertados em casa – e que, em geral, as escolas se omitem.

Na matéria, a especialista afirma que “os próprios pais acabam sendo condescendentes com o bullying. Existe um grupo, e com certeza não é pequeno, de pais que se arvoram em defesa dos filhos incondicionalmente, qualquer que seja a situação, ainda que às vezes não tomem consciência disso. Alguns até bradam: “Quem se meter com meu filho está se metendo comigo também”. È um instinto de proteção cego, irracional. Mesmo alertados pela escola e por outros pais, eles se recusam a ver e ouvir o óbvio,. Estão se furtando assim à tarefa de dar uma boa educação aos filhos."

A omissão da escola
Rosalind Wiseman afirma que a maioria das escolas não encara o bullying como sendo um problema seu.. prova de uma visão antiguada sobre a educação. “ Nos últimos anos a internet demoliu certas fronteiras físicas de forma avassaladora, como a que separava a casa da escola, mas muitos educadores continuam alheios a isso. Eles se esquivam de suas responsabilidades, limitando-se a dizer que “o caso não aconteceu dentro da sala de aula, desculpe, estamos de mãos atadas. Ao ignorarem a questão, dão sinal verde para que os agressores sigam adiante, seguros, e com razão, de que não serão punidos.

Aqueles que são alvos de intimidações passam a odiar profundamente o colégio, onde não recebem o básico: segurança.
Várias escolas até tentam, mas não conseguem garantir um ambiente favorável ao aprendizado.

Isso porque uma turma de educadores está se furtando à tarefa fundamental de estabelecer regras de bom convívio, divulgá-las a todos e fazê-las cumprir a rigor, castigando, em alguma medida, aqueles que as infringiram. É preciso, de uma vez por todas, inverter a lógica segundo a qual são os jovens que estão no comando.”

O problema começa em casa
“O problema, evidentemente, não se restringe ao ambiente escolar. Ele começa em casa. Só que muitos pais preferem manter-se cegos a agir como deveriam. Enxergo como um aspecto positivo na atual geração que vive em busca de relações abertas, francas e afetivas com seus filhos. Querem contrapor-se aos próprios pais, bem mais distantes e rígidos. Os problemas começam quando esta tentativa de estabelecer um laço mais autêntico resvala para uma situação completamente absurda em que por nada no mundo a criança pode ser contrariada ou se sentir minimamente desapontada.

O que preocupa aí é a dificuldade de enxergar as nuances entre a tirania e a amizade.

Em muitos lares, no lugar de noções básicas de hierarquia e limites, o que as crianças e adolescentes acabam obtendo dos pais é apoio incondicional, quando não conivência – inclusive para com os maus modos e os eventuais episódios de agressão que protagonizam fora de casa.

Secom / CPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário