Pais e educadores precisam ser parceiros
Natalia Fernandjes
do Diário do Grande ABC
O tema é abordado no 30º livro do especialista, Pais e Educadores de Alta Performance. Segundo ele, o material oferece aos leitores dicas de fácil aplicação para formar valores e competências nos filhos e alunos.
Valores
A escola também não pode deixar de lado a função de inserir o estudante socialmente. Outra função é promover a formação ética. Essa é a visão da professora da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), Silvia de Mattos Gasparian Colello.
De acordo com a educadora, a unidade de ensino deveria preparar, além do currículo estudantil, a formação humana. "Os educadores não estão preparados da forma adequada, por isso, ficam apagando incêndio", comenta, ao referir-se à resolução paliativa de problemas nas unidades de ensino.
Dificuldades
A falta de infraestrutura adequada e respaldo por parte dos órgãos públicos também atrapalha o processo de aprendizado, segundo a coordenadora da subsede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) em Mauá, Rita de Cássia Cardoso. A educadora avalia que os profissionais têm dificuldade de olhar individualmente para cada aluno em uma sala de aula com até 35 pessoas. "É um número alto de crianças e jovens com necessidades diferentes", observa.
Nos casos em que o trabalho profissional e a figura dos pais não estão em sintonia e os problemas tendem a aparecer, o encaminhamento é a alternativa correta para a resolução do problema. O trabalho do professor é orientar os pais a pedir ajuda nos serviços públicos disponíveis. Na prática, todos os problemas acabam ficando para a escola resolver.
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